7 vantagens da corrida de rua que vão fazer você querer praticar todos os dias

7 vantagens da corrida de rua que vão fazer você querer praticar todos os dias

7 vantagens da corrida de rua que vão fazer você querer praticar todos os dias

Sem comentários em 7 vantagens da corrida de rua que vão fazer você querer praticar todos os dias

Esta modalidade aeróbica, é um dos exercícios físicos que mais ganhou espaço no coração das pessoas nos últimos tempos, a corrida de rua também configurado como um esporte, visa a boa forma e a saúde física e mental. Os benefícios da corrida de rua são muito amplos, garantem bem estar e a perda de peso.

Aqui você vai conhecer todos os motivos pelo qual as pessoas tanto praticam a corrida de rua e como ela pode ajudar a você também na conquista de uma vida mais saudável, cheia de disposição e um corpo em boa forma.
Antes de começar a correr, é bom lembrar que você precisa fazer alongamentos antes de correr, leia aqui mais sobre alongamentos antes das corridas.

7 PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA CORRIDA DE RUA
Apesar de existirem inúmeras vantagens da corrida para sua vida, aqui estão reunidos os 7 melhores benefícios que o ato de correr pode proporcionar a você e a sua saúde.

corrida-de-rua-como-fazer

1 – AJUDA A EMAGRECER
Correr proporciona uma aceleração do metabolismo, que gera uma queima de calorias eficaz. Por conta do aumento do metabolismo, mesmo após horas após o exercício, seu organismo ainda estará queimando gorduras.

2 – PREVINE E TRATA A OSTEOPOROSE
A osteoporose é a perda da massa óssea, que geralmente está associada com a idade e com a deficiência de cálcio.

Com a corrida, há um estímulo à formação da massa óssea, prevenindo lesões. Isso acontece por ser um esporte de impacto.

3 – MELHORA A RESISTÊNCIA MUSCULAR
A corrida é uma atividade excelente para aumentar a quantidade de contrações por um período maior, principalmente por movimentar quase todos os membros inferiores, como é o caso dos quadríceps, glúteos, panturrilha, entre outros.

4 – REDUZ OS NÍVEIS DE COLESTEROL NO SANGUE
Esta vantagem é uma consequência do emagrecimento que a corrida oferece ao praticante. Este benefício está altamente relacionado com o próximo e surpreendente item

5 – MELHORA A CAPACIDADE CARDIOVASCULAR
Assim como a redução do colesterol, a corrida fortalece o miocárdio, auxilia no controle da hipertensão arterial e melhora a circulação sanguínea. Ao correr, você estará oferecendo ao seu organismo um aumento na quantidade de sangue e, como consequência, uma quantidade maior de nutrientes e oxigênio para as células.

Sabe o que essas melhorias também previnem? O risco de doenças cardíacas!

6 – DESENVOLVE A CAPACIDADE RESPIRATÓRIA
Não menos importante, correr auxilia no fortalecimento do diafragma e dos músculos intercostais. Isso faz com que a absorção do oxigênio pelos brônquios aconteça de uma melhor forma, controlando o ritmo de sua respiração.

7 – ALIVIA O ESTRESSE E A TENSÃO
Não só de benefícios físicos a corrida vive. O emocional também é afetado positivamente por essa atividade física – correr libera endorfina, aquele hormônio importante para nosso bem-estar. É claro que a endorfina não é exclusiva da corrida: qualquer outra atividade física pode liberar este hormônio e causar esta sensação favorável.

Com todas essas vantagens, não vai ficar ficar parado(a) agora!

nao-para-de-correr-belo-horizonte-pratikare
DÚVIDAS SOBRE A CORRIDA DE RUA

Antes de você descobrir as vantagens da corrida e os seus cuidados, saiba que existem alguns questionamentos curiosos sobre este esporte.Por exemplo:
Quantas vezes por semana é necessário correr a fim de perder peso, entrar em forma e reduzir o percentual de gordura?

Não existe uma orientação expressa, pois é fundamental que se relacione o treinamento com a alimentação de cada um. Deve-se gastar mais calorias do que se ingere – esta é a regra do emagrecimento.

Contudo, ao ajustar a prática da corrida em sua vida, você precisa ter em mente que mudar seus hábitos alimentares também é um requisito.

ALÉM DA CORRIDA, É PRECISO FAZER OUTRO TIPO DE EXERCÍCIO?
Para evitar o risco de lesões, é sugerível realizar musculação – esta modalidade vai melhorar a estrutura muscular, fornecer melhor suporte para o impacto, preservar as articulações, melhorar a postura e fortalecer os ossos.

Caso você não seja fã da musculação, há ainda outras opções. É o caso do pilates, agachamentos, treinamento funcional, treinamento de fortalecimento muscular com elásticos, treinos em areia, entre outros.

CORRER AO AR LIVRE E CORRER NA ESTEIRA É A MESMA COISA?
Não. A corrida ao ar livre exige mais esforço. A esteira reduz em até 10% o impacto – por isso ela é uma atividade mais “fácil”, afinal nela o chão está passando embaixo de você. Ao ar livre, você é obrigado(a) a se impulsionar para frente.

Além disso, o atrito com as irregularidades do terreno, o vento e outros imprevistos por estar em um ambiente externo tornam a corrida ao ar livre uma atividade mais dinâmica.

Porém, fique de olho nos cuidados antes de se jogar nas pistas de corrida! O primeiro ponto é consultar um médico e checar se você tem capacidade física para realizar esta atividade. É necessário descartar qualquer lesão ou doença crônica.
Caso você possua alguma doença de risco – insuficiência cardíaca ou artrose, por exemplo –, tome cuidado com o esforço em excesso e com fadiga extrema. Pratique a corrida sob orientação e nunca sozinho(a).

Para iniciantes na corrida, intercale com a caminhada para ter sua capacidade muscular e aeróbica sob controle.
Se você é saudável, está cheio de orientações e já conta com uma boa forma, calce seu tênis adequado e comece a correr agora mesmo!

fonte: Quero Viver Bem

Back to Top