Atividade Física E Saúde

Atividade Física E Saúde

Atividade Física E Saúde

Sem comentários em Atividade Física E Saúde

A prática regular de exercícios físicos é fundamental na prevenção de doenças, atividade física e saúde são palavras que se completam. Segundo o Colégio Americano de Medicina Esportiva, para se ter uma vida saudável é necessário realizar, pelo menos, 30 minutos de exercício aeróbio contínuo ou acumulado cinco vezes por semana. Você pode praticar os 30 minutos direto ou dividir em 3 ciclos de 10 minutos ou 2 ciclos de 15 minutos. Não é tão difícil, não é mesmo?

Para se ter uma ideia da importância da atividade física, o Ministério da Saúde, baseado nos dados coletados pela OMS (Organização Mundial de Saúde), informou que se toda a população fizesse 30 minutos de exercício 5 vezes na semana e tivesse um cardápio saudável, seria possível evitar 260 mil mortes por ano por causas, como: câncer, doença crônica e problemas no coração.

Já falamos sobre queima de caloria, confira na tabela as atividades que queimam calorias:

Sore prevenção de doenças, pessoas que fazem exercício regularmente tem menos propensão à obesidade, pressão alta e colesterol alto. Apenas movimentar-se pode trazer benefícios incríveis para sua saúde.

Atividade física e saúde: benefícios

  • Maior capacidade cardiorespiratória e resistência
  • Sistema imunológico mais forte. É uma saudável mudança no seu estilo de vida.
  • Uma tendência maior a ter o seu peso dentro da faixa normal
  • Pressão arterial baixa – ajuda no combate a hipertensão.
  • Melhora a postura
  • Deixa os ossos, articulações e músculos mais sadios
  • Ajuda a aliviar a dor da artrite
  • Diminui os sintomas de estresse, ansiedade e depressão
  • Reduz o risco de infarto e outras doenças cardíacas
  • Diminui o colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos e eleva o colesterol bom (HDL)
  • Diminui o risco de desenvolver diabetes tipo 2

Como começar a se exercitar?

Falamos da importância e os benefícios da atividade física. Vamos passar dicas para os sedentários começarem a se exercitar sem forçar os músculos e prejudicar a saúde.

atividade física e saúde-corrida

Avalie Seu Físico:

Sabe as avaliações físicas que as academias exigem quando você se matricula? Elas são essenciais para quem é sedentário. Avaliando a flexibilidade, fôlego, força muscular e composição corporal, o profissional consegue indicar os melhores exercícios para você. Contudo, se a pessoa tiver mais de 40 anos e/ou tenha algum fator de risco (doença cardíaca, hipertensão ou sobrepeso) é importante ela consultar um médico primeiro.

Estabeleça Metas Realistas:

Ter objetivos ao começar um exercício é bem motivador, mas é preciso tomar cuidado para estabelecer metas realistas. O ideal é, juntamente com o educador físico, decidir objetivos de curto, médio e longo prazo.

Escolha um Exercício que Você Goste:

Quando se pensa em atividade física e saúde, a corrida e a musculação são as primeiras opções que vêm à cabeça. Contudo, não significa que essas sejam as escolhas ideais para você. Experimente diversas modalidades até encontrar aquela que mais goste. Ao praticarmos exercícios que nos identificamos, é mais fácil manter a regularidade.

Comece aos Poucos:

Para quem é sedentário e quer voltar a se exercitar, o ideal é começar com uma intensidade leve e respeitando os limites do corpo. Essa atitude é essencial para evitar lesões e espantar o desânimo.

Não Desista, Persista:

É comum no início das mudanças de hábitos, nos sentimos desanimados e com vontade de desistir. Quando esses pensamentos vêm à cabeça, é importante lembrar dos seus objetivos e persistir.
E não esqueça dos alongamentos. Veja os 10 melhores alongamentos que passamos aqui para corrida.

Como evitar lesões?

Se você está começando a se exercitar depois de muito tempo parado, prefira atividades de baixo impacto, como: caminhar, nadar e andar de bike. Esses exercícios não exigem muito das articulações e músculos.

atividade física e saúde: natação

Lanches pré e pós treino:

Antes de malhar:

Para garantir a energia necessária, é importante consumir carboidratos complexos, pois demoram a ser digeridos e evitam a queda de níveis glicêmicos. Exemplos de alimentos: cereal, biscoito e pão integral, barra de cereal e banana.

cafe da manha saudavel

Depois de malhar:

Para alinhar atividade física e saúde também é necessário se alimentar bem. Nesse período, o corpo age como uma esponja, absorvendo rapidamente tudo o que você comer. Por isso, é recomendado que consuma proteínas, legumes e hortaliças.

atividade física e saúde: almoço com salada

Para se ter uma vida mais saudável é essencial uma alimentação equilibrada, atividade física e saúde caminham juntas.

fonte: Ser Vitao

Back to Top