Dia do Atletismo – 9 de outubro

Dia do Atletismo – 9 de outubro

Dia do Atletismo – 9 de outubro

Sem comentários em Dia do Atletismo – 9 de outubro

Parabéns atletas!
Em 09 de outubro é comemorado o dia do atletismo, uma modalidade esportiva onde são praticados: maratonas, marchas, corridas, saltos e arremessos.
As provas mais comuns e mais divulgadas pelos meios televisivos são as corridas.

O atletismo no Brasil tem uma história bem recente, sendo que as primeiras competições estão registradas por volta de 1910. A partir da década de oitenta foi que os investimentos na área começaram a melhorar, mas as modalidades ainda são muito desvalorizadas, encontrando muitas dificuldades para conseguir patrocinadores. Importantes recordes nas modalidades atléticas são atribuidas para brasileiros, que foram grandes atletas na modalidade. Adhemar Ferreira da Silva, João Carlos de Oliveira (o João do pulo), Joaquim Cruz, Zeca Barbosa, Robson Caetano, Maurren Maggi, Keila Costa, Jadel Gregório entre outros fizeram história e ainda inspiram novos atletas.

Os maiores eventos esportivos dessas disputas são os jogos olímpicos, realizados de quatro em quatro anos; os jogos Pan-Americanos, de dois em dois anos, e os mundiais que acontecem a cada ano Todos os torneios possuem acirradas disputas que consagram campeões.
As provas atléticas são realizadas em estádios, com pistas próprias para as provas. Dentre elas podemos destacar salto em altura, salto em distância, arremesso de dardos, arremesso de peso, cem metros rasos, quatrocentos metros, revezamento quatro por quatrocentos, oitocentos metros, mil metros, maratona de 42 quilômetros e várias outras.

A corrida de São Silvestre, realizada anualmente em São Paulo-SP, contribuiu bastante para o esporte popularizar-se no país. O evento tornou-se uma prova que reúne competidores de todos os contininentes.
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) de 1977, desvinculando-se da CBD (Confederação Brasileira de Desporto), mantendo suas instalações no Rio de Janeiro-RJ e presente em Manaus, capital do Amazonas.

Back to Top