Proteção da pele

Proteção da pele

Proteção da pele

Sem comentários em Proteção da pele

No mundo do esporte de alta performance não há apenas uma boa maneira proteger a pele das condições climáticas extremas. 0 ideal mesmo é aliar todas as formas de proteção disponíveis para alcançar esse objetivo. Começando pela cabeça, o uso de um chapéu com proteção UV e óculos escuros é fundamental. Essas barreiras físicas impedem a agressão constante do sol na área do corpo mais exposta. 0 filtro solar deve ser espesso, resistente a água e oftalmologicamente testado, considerando ser quase impossível evitar que o cosmético derreta e escorra nos olhos. Particularmente, gosto muito dos protetores em bastão, de preferencia com cor, pois formam uma barreira fisica e química que, por ser mais consistente, resiste melhor ao suor intenso. Os lábios não devem ser deixados de lado, pois são, úmidos e muito sensiveis a climas extremos. Para eles existem vários hidratantes com alto fator de proteção ultravioleta.

Descendo para o resto do corpo, dispomos de roupas com proteção UV tecnológicas, frescas e que não impedem a transpiração. Por baixo delas, a pele deve estar protegida corn filtro solar corporal, que, como o do rosto, deve ser resistente agua e corn alto FPS, assegurando assim uma melhor proteção durante toda a prova. Se a corrida for de longa distancia, é importante levar o filtro junto de si, para reaplicar ao longo do percurso, e, neste caso, as opções em spray são de facil aplicação, mesmo em movimento.
Pode parecer excesso de zelo, mas evitar queimaduras de sol ou de frio traz conforto após a prática esportiva, momento em que o corredor sente que todo o esforço valeu a pena. Afinal, nada como terminar o exercício sem nenhum desconforto, além da fadiga inerente a prova.

A água termal geladinha borrifada na pele pode trazer urn alívio extra para quem não se cuidou tão bem. A hidratação oral corn água e eletrólitos, perdidos durante a atividade fisica, também faz parte do plano de recuperação da pele e do corpo após o esforgo extremo. Com tanto recurso disponível, só não se cuida quem não quer! E o corredor certamente vai querer se cuidar por inteiro, para poder concentrar suas energias na superação da sua performance!

 

 

Por: Thales Bretas, Dermatologista
Fonte: Revista Correr

Back to Top