Sua rede de amigos diz muito sobre a sua saúde

Sua rede de amigos diz muito sobre a sua saúde

Sua rede de amigos diz muito sobre a sua saúde

Comentários fechados em Sua rede de amigos diz muito sobre a sua saúde

Seu círculo social diz muito sobre você. Pode ser um reflexo de tudo, desde suas crenças políticas até suas opiniões sobre a cultura pop. E, de acordo com uma nova pesquisa, as pessoas com as quais você mais se diverte também podem fornecer uma boa visão geral da sua saúde e bem-estar. Assim como seu aplicativo fitness favorito.

O estudo, publicado na revista PLOS ONE, analisou dados de quase 700 alunos do primeiro ano da University of Notre Dame, nos Estados Unidos. Nesse levantamento havia pontos como frequência cardíaca, exercício diário, níveis de estresse e felicidade. Além de mensagens e telefonemas trocados.

Depois que os pesquisadores analisaram todos os perfis, eles descobriram que havia uma forte conexão entre as estruturas das redes sociais dos alunos – com quem eles interagem pessoalmente e on-line e quantas vezes na semana – e sua frequência cardíaca, número de passos e níveis de atividade física.

“Nossas redes sociais são uma manifestação do nosso estilo de vida, comportamento de saúde, humor e emoções”, disse o coautor Nitesh Chawla, professor de ciência da computação e engenharia da University of Notre Dame, à Runner’s World US. “Essas redes funcionam como um caminho de influência e difusão entre as pessoas”.

Chawla explicou ainda que ele e seus colegas observaram “uma correlação de moderada a forte” entre círculos sociais e frequência cardíaca. Além dos passos e níveis de atividade física entre os participantes. O que poderia significar que os indivíduos analisados fazem parte de equipes esportivas. Para deixar mais claro: aqueles que interagiam com muitas pessoas e formavam laços mais fortes somavam mais atividades e passos por dia. O que causou maiores frequências cardíacas durante o exercício.

Círculo social é importante para os corredores?

Essas são as mesmas medidas que um aplicativo fitness pode fornecer. Ou seja, seu círculo social pode ter algumas vantagens semelhantes à tecnologia.“Nós acreditamos que esses participantes praticavam muita atividade física e tinham círculos sociais fortemente unidos. Fatores que já se mostraram associados à saúde mental anteriormente”, disse ele.

Então, o que isso significa para os corredores, exatamente? De acordo com Chawla, é benéfico treinar em grupo ou ter um ou dois amigos próximos que tenham metas semelhantes às suas. Estamos falando sobre o apoio e a motivação que você recebe da sua rede. E não necessariamente seus níveis individuais de condicionamento físico.

“Nosso estudo mostra que, quanto mais sabemos sobre o círculo social de alguém, mais nossos estados de saúde e bem-estar se tornam previsíveis”.

por: Danielle Zickl, da Runner’s World US
fonte: Runners World

Back to Top