Velhice x sedentarismo: a importância da prática de atividade física por idosos

Velhice x sedentarismo: a importância da prática de atividade física por idosos

Velhice x sedentarismo: a importância da prática de atividade física por idosos

Comentários fechados em Velhice x sedentarismo: a importância da prática de atividade física por idosos

Como ortopedista, recebo muitos pacientes idosos com queixas de dores musculoesqueléticas generalizadas. Elas ocorrem pelo fato de o envelhecimento celular ocasionar uma desordem da homeostenose (perda de reservas orgânicas e funcionais que é uma característica inerente do avançar dos anos), promovendo declínio estimado de algumas funções e maior vulnerabilidade a doenças em todo o corpo como as cardiovasculares, infecções, neoplasias e no caso da minha especialidade: as artropatias e doenças degenerativas osteomusculares. (…)

Muitos adultos com idades entre 65 anos ou mais, gastam em média, 10 horas ou mais por dia sentado ou deitado, tornando-os o grupo etário mais sedentário. Eles estão pagando um alto preço por sua inatividade, com maiores taxas de quedas, obesidade, doenças cardíacas.

Por isso, conforme envelhecemos, torna-se ainda mais importante permanecermos ativos, pois nossos corpos declinam a função e a atividade física ajuda a retardar essa degeneração, inclusive podemos falar até em progressão, ou seja, com o passar dos meses o condicionamento melhora e podem até ser intensificados. Atividade física nos ajuda a permanecer saudável, com energia e independente à medida que envelhecemos.(…)
(Fonte: Portal G1) (Imagem: https://www.flickr.com/photos/bromfordgroup/10039635813/in/photolist-giaKXc-gia3U1-giahor-giap39-giae9u-giaSoD-giafba-giar1h-gia4J7-giaobj-gia8hE-giax9u-giagB5-gia6b5-giaW2R-giadvB-giaR3x-giaLu4-giabub-77RDpy-5bDbQt-giaWkM-26o3jr-bmzShM-6kVqZ-uJoyX6-9Ur2vg-4Y3UTg-4Y3ULF-dUcp87-nQQDDz-o8jWRV-bPDTKt-4dNsb5-uXdFCz-98USB8-iiw6st-dC2xwW-ENcX4-5tZRSw-k35D5-dx1WG8-4Y8afN-9RnQf9-38naMS-9Tvk1G-r5bMHz-riodDy-bmQaBn-bmQ9TK)

 

Back to Top